Linha do Tempo

1972 a 1974 – Cerca de 20 empresários de asseio em conservação começam a se reunir periodicamente na Associação Comercial de Porto Alegre discutindo ações para a formação de uma entidade que pudesse representar as necessidades do segmento.

1974 – Formada a AGECAM – Associação Gaúcha das Empresas de Asseio e Conservação, com sede provisória no Clube de Rally. É nomeado como presidente Leonel Edmundo Carvalho de Oliveira.

1978 – A Associação tem como presidente Antônio Carlos Pasqual que, juntamente com já os 30 empresários atuantes na AGECAM, encaminham ao Ministério do Trabalho e Emprego o Estatuto Social para a formação do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação.
1980 – O Sindasseio recebe a Carta Sindical ainda na presidência de Antônio Carlos Pasqual.

1981 – Ao final deste ano, assume Nairo Ortolan a presidência.

1982 – As empresas do segmento de asseio e conservação no Brasil, por meio de seus sindicatos reúnem-se em Curitiba onde nasce a idéia de formação de uma associação em nível federal para representar as entidades.

1983 – Concretizada a idéia de uma federação nacional. Surge a FEBRAC – Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação.

1985 – O Sindicato começa a operar em sua sede própria (Largo Visconde do Cairu, 12 Conjunto 1304). Ainda neste ano a presidência do Sindicato é exercida por Luiz Caldas Milano.

1986 – A base territorial de representação do Sindasseio é ampliada , pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para todo o Estado do Rio Grande do Sul.

1996 – José Antônio Belló assume a presidência do Sindasseio.

2000 – Aquisição de terreno para construção de uma nova sede, com ampliação da estrutura de serviços e atendimento para todos representados.

2002 – Início da construção da nova sede.

2004 – Conclusão da obra e mudança da sede administrativa.

2007 – A presidência é assumida por José Antônio Quarti Estanislau.

2007 – Inauguração da sede da Av. Paraná (Porto Alegre).

2010 – A presidência é assumida por Jerri Bertoni Macedo, nova gestão quadriênio.

2010 – Ano que o SINDASSEIO completa 30 anos.

2014 – A presidência inicia uma nova gestão novamente presidida por José Antônio Belló.

2015 – O Sindasseio comemora seus 35 anos.

2018 – A presidência é assumida por Ricardo Ortolan.